Ebook

Sucessso - Tomada de decisão por meio de dados

A tomada de decisão e planejamento estratégico orientados pelos dados, significa a necessidade de priorizar os dados para tomadas de decisão e planejamento estratégico que impactarão a empresa como um todo. Na prática, é sair do achismo e se guiar pelas informações coletadas.  Segundo o relatório Insights- Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, produzido pela Forrester, as empresas que optam por esse método de gestão crescem 30% a mais por ano. Neste artigo, você vai entender os benefícios do data driven e o impacto no mundo corporativo. 

Entendendo o “data driven”

O conceito origina-se nos estudos da ciência de dados, campo que utiliza algoritmos e métodos científicos para extrair informações relevantes dos dados coletados. Nesse sentido, é feito uma análise dos grandes volumes de dados por meio das ferramentas disponíveis ou necessárias para solucionar problemas e adquirir insights do seu negócio.  Dentro das empresas e escritórios, significa ter processos planejados para produzir dados que servirão de base para análise e escolha de decisões mais assertivas, planejando, executando e gerenciando negócios com base em dados reais. Em resumo: aqueles dados (dados pessoais de clientes, relatórios, dados de vendas, perfil da persona, etc.) arquivados sobre a carteira de cliente, fornecedores, visitantes e consumidores precisam ser analisados ao invés de serem arquivados. A partir de uma interpretação assertiva desses dados, você ganha uma visão estratégica para decidir sobre os próximos passos. Isso vale tanto para decisões cotidianas dos gestores, quanto para estratégias de marketing, por exemplo.  O objetivo principal é aumentar a competitividade da organização e melhorar resultados, diminuindo a chance de erros humanos, deixando no passado a tomada de decisões baseada em percepções e suposições.Podemos citar como exemplo, na esfera de atendimento ao cliente, a plataforma de serviço de streaming de música, podcast e vídeo, Spotify, que utiliza dados reais fornecidos pelos assinantes e inscritos da plataforma para avaliar seu perfil e preferências e assim, seleciona músicas e playlists de acordo com as músicas ou gênero mais ouvidos para tocar, automaticamente, no modo aleatório. Nesse sentido, melhora a conexão cliente e empresa e qualifica os mesmos. Trazendo um exemplo do setor administrativo-financeiro, ao utilizar as informações organizacionais e públicas, a controladoria consegue depois de um extensivo e completo programa de organização da empresa, traçar planos junto com os tomadores de decisão adequados, direcionar e controlar melhor as receitas, processos e eficiência das ações estratégicas. 

O que será preciso para se tornar sua empresa numa “data driven”: 

1. Dados integrados, organizados e acessíveis em um sistema centralizado, para que todos tenham acesso a qualquer hora. 

2. Um profissional especializado contratado para dirigir e comandar os processos de análise baseados na nova realidade orientada por dados, o qual juntamente com os demais gestores terão condições de extrair insights das informações coletadas e decidir que ações serão aplicadas na rotina da empresa.  

3. Construir uma cultura organizacional data driven, onde os colaboradores estejam alinhados com a nova cultura, priorizando sempre os dados em detrimento de experiências e opiniões.

Conclusão

Portanto decida implantar esse conceito para poder acompanhar o avanço tecnológico em direção ao futuro, e sem dúvida estará um passo à frente dos concorrentes que ainda estão presos a cultura do achismo. Entretanto, inserir a cultura orientada a dados na rotina não é tão fácil. É preciso tomar consciência da necessidade, e depois decidir fazer esse investimento, que aliás deveria ser primordial para você que trabalha duro para ver sua empresa crescendo de forma sustentável e constante.

Se você não sabe por onde começar, entre em contato com nosso consultor, pelo WhatsApp (19) 98183-7819  

Compartilhe !!!